Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Riscos da pílula do dia seguinte

Riscos da pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte tem sido um método muito usado por mulheres que geralmente não tem informações sobre o risco que este método pode causar a saúde, é um método de emergência, ele auxilia processos quando outro método falha como, por exemplo, a camisinha se rompe esquecimento da pílula anticoncepcional entre outros, o que muitas estão confundindo é o uso abusivo, como é um método de emergência não deve ser usado constantemente apenas quando for urgência, assim como todo medicamento ela também deve ser prescrita por um médico, ela possui altas dosagens de hormônios causando a desregulamento do ciclo menstrual.

Os efeitos colaterais relacionados ao uso abusivo da pílula são diversos variando muito de acordo com cada organismo, entre eles estão, dor de cabeça, irritabilidade, sensibilidade nos seios, alteração na ovulação e no ciclo menstrual, náuseas, vômitos, diarréia entre outros. O uso contínuo, ou seja, quem resolve trocar um método seguro e adequado como a pílula anticoncepcional ou camisinha pelo método de emergência pode sofrer danos maiores como a má eficiência, o organismo pode acostumar com as dosagens de hormônios contidos na pílula do dia seguinte que não fará mais efeito.
O medicamento não é indicado para quem sofre com doenças do sangue (hematológica), obesidade mórbida, doenças vasculares e hipertensão. Com o tempo e o uso continuar sendo abusivo ela pode afetar seu sistema reprodutor podendo gerar até uma gestação ectópica. Qualquer tipo de medicamento deve ser prescrito pelo médico devido à contraindicações existentes e cada organismo reage de uma maneira e assim como todos os métodos contraceptivos ela não oferece 100% eficácia e também não deve ser considerada como um método contraceptivo comum, ela só deve ser usada em extrema necessidade.
Ela deve ser tomada em até 72 horas após a relação sexual, quanto antes maior índice de eficiência ela fornecerá, caso contrário ela pode não funcionar, muitos vem em duas dosagens que devem ser tomadas no intervalo de doze horas e outros medicamentos em dose única. Não deve trocar o método contraceptivo comum por este medicamento, no caso quando o ovo já foi implantando isso depois de 72 horas a gravidez já terá se iniciado e a pílula então não fará efeito nenhum. Tudo em excesso causa algum dano e este medicamento ainda causa muitas dúvidas e o que falta é a informação, converse com seu médico, esclareça a ele todas suas dúvidas.

0 comentários:

Postar um comentário