Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como ter um sono melhor

Como ter um sono melhor
Muitas pessoas em todo o mundo sofrem muita dificuldade em pegar no sono, geralmente o sono da noite o mais importante, existem diversos fatores que podem influenciar e ser a causa da insônia, depressão, estresse, problemas na coluna, entre muitos outros, existem vários tratamentos para cada tipo de caso, a consulta ao médico é muito importante para ele poder avaliar as causas da falta de sono e assim indicar um tratamento adequado, mas muitas pessoas não conseguem dormir durante a noite por simples fatores como o colchão velho, travesseiro inadequado, muito calor ou o frio, a maioria não sabe as causas certas da falta do sono quando não se tem um diagnostico médico, para estas pessoas, o melhor a fazer é seguir algumas dicas para tentar dormir melhor, garantindo mais saúde ao organismo.

É preciso criar uma rotina, se você já tem e cumpre seus horários, tente colocar seu sono em primeiro lugar, reservar um horário para você tomar banho, se alimentar e dormir é necessário, porque vai preparando o organismo e quando isso se torna uma rotina o acostuma a desacelerar o corpo para dormir. Não é necessário ser escravo do relógio e cronometrar tudo, basta seguir sua rotina.
Ter um quarto agradável é mais do que necessário, esta parte da casa é um refugio e todos os problemas devem ser deixados do lado de fora, se em seus pensamentos só tiver espaço para projetos e compromissos do dia seguinte, anote tudo em uma folha e deixe colado na geladeira, ao lado do telefone em qualquer lugar visível menos em seu quarto. Cores claras favorecem a tranqüilidade, cortinas são muito bem vindas para evitar a claridade de fora, se o barulho externo te atrapalhar, opte por um cd com músicas para meditação, com sons da natureza ou alguma música lenta e suave.
É importante cuidar da limpeza do local onde você dorme ter roupas de cama sempre limpos e perfumados oferece maior sensação de aconchego e conforto, utilize roupas de algodão e outros tecidos macios facilitam a circulação de ar do corpo, materiais sintéticos podem fazer o corpo aquecer mais do que o normal gerando o desconforto de suar durante o sono. Vale acender um incenso próximo a janela com aroma bem suave, colocar sabonetes perfumados nos cantos do quarto e nas gavetas dos móveis. Dormir com roupas confortáveis é essencial, evite tecidos grossos, mulheres evitem dormir com peças de sustentação dos seios como top, sutiã, entre outros, procure tecidos finos, macios, de preferência algodão e roupas sem costuras e elásticos.
O travesseiro pode não parecer, mas é muito importante não só para ter um bom sono, mas para manter o alinhamento da coluna durante o sono, escolha um modelo que preencha o espaço entre o ombro e a cabeça que existe quando está deitado, nem muito baixo, nem muito alto. O colchão também deve ser escolhido pessoalmente e rigorosamente, nem muito mole nem muito duro, você deve virar de lado seu colchão a cada três meses para evitar que ele se deforme e não se esqueça de higienizá-lo, expondo ao sol, passando aspirador de pó, para evitar o acumulo de microorganismos e fungos.
Tenha uma boa alimentação antes de dormir, mas evite comer em excesso, prefira alimentos leves como sopas, torradas, leite, evite um jantar “pesado” rico em calorias porque o organismo durante o sono trabalha muito lentamente e isso atrapalha a digestão e favorece o acúmulo de gorduras.
Garantir um sono de qualidade é a melhor forma de saber como será o seu dia seguinte.

0 comentários:

Postar um comentário